Review do Minecraft Dungeons: desafio e magia no mundo dos blocos

RPG reúne elementos para conquistar os jogadores que procuram um bom desafio

Luiz Nogueira 06/06/2020 13h00
Minecraft Dungeons
A A A

Quando foi anunciado, o jogo 'Minecraft Dungeons' despertou a curiosidade de muitos – inclusiva a minha - por apresentar o mundo já conhecido dos blocos sob uma nova perspectiva.


Em vários momentos, dar outras abordagens para o universo 'Minecraft' foi uma possibilidade – e que poderia garantir uma vida maior ao título. Para ilustrar isso, devemos lembrar da versão focada em história lançada pela Telltale. No entanto, por mais que fosse um bom título, ele caiu no esquecimento. 

Por esse motivo, 'Minecraft Dungeons' veio com o objetivo de quebrar esse estigma e atingir novos – e até velhos – públicos. Felizmente, as mecânicas compiladas de títulos de sucesso, como 'Diablo', e uma história simples, mas divertida, fazem com que o game se torne um prato cheio para quem gosta de aventura e desafios.

História

Como já citado, o título possui uma história bem simples, mas que se torna interessante justamente por sua proposta. Aqui, há mais aventura e até leves toques de fantasia. O jogador assume o papel de um herói anônimo, que pode ser personalizado logo de início, que tem o objetivo de impedir o avanço das forças do mal controladas por um aldeão que se corrompeu e se tornou uma grande ameaça.

Reprodução

É possível personalizar o personagem. Foto: Mojang/ Divulgação

Por todas as fases, o gamer vai enfrentar hordas de esqueletos, creepers e outros inimigos comuns ao mundo de 'Minecraft'. Todos eles muito bem inseridos no contexto das fases e localidades. Obviamente, como todo início de um bom RPG, o personagem possui poucas armas e habilidades. Contudo, logo começa a adquirir conhecimento e novos equipamentos que o ajudam em sua jornada.

Jogabilidade

Os controles do game são bem simples, justamente para atrair até os mais inexperientes. Usando poucos botões, é possível atacar, usar itens de cura, atirar flechas e alterar entre os equipamentos disponíveis.

No entanto, quem espera a presença das habilidades de mineração e montagem pode se decepcionar. Isso porque o título foca nos combates e no desenvolvimento do personagem – seja aprendendo uma habilidade nova, construindo novos equipamentos ou melhorando os que já foram obtidos.

Reprodução

Personagens podem desenvolver habilidades que ajudam no decorrer da aventura. Foto: Mojang/ Divulgação

A remoção da mecânica que consagrou 'Minecraft' foi uma decisão arriscada, mas acertada. Confesso que nunca foi um jogo que me atraiu – até porque eu não sou o público-alvo. De qualquer forma, é interessante ver que todo o contexto criado pela Mojang no título original se encaixa em novas abordagens de maneira tão orgânica.

Outra decisão que foi totalmente certeira foi a possibilidade de aumentar ou diminuir a dificuldade de cada um dos níveis. Obviamente, quanto maior o desafio, mais monstros aparecem nos caminhos.

Em certos momentos, confesso que foi bem difícil passar algumas áreas específicas justamente pela presença de muitos inimigos juntos. Se você acha que consegue "rushar" como em alguns outros jogos (passar correndo por certas áreas ou ir com tudo para cima dos monstros), aqui isso não é possível. É necessário calcular muito bem as ações, já que o número de vidas é limitado. Caso se esgotem, o jogador é levado para o início do nível e deve seguir todo o caminho novamente.

Reprodução

No entanto, conforme progredimos na aventura, nosso personagem adquire pontos de encantamento que podem ser usados para desbloquear habilidades especiais para as armas e armaduras. Dependendo do estilo de jogo adotado, é possível adicionar mais danos ao equipamento, poderes especiais e até efeitos de cura.

Ainda falando sobre a jogabilidade, o mundo do game pode ser desbravado por até quatro pessoas simultaneamente. Com isso, os níveis mais difíceis não devem apresentar grande ameaça aos bravos cavaleiros.

Reprodução

Até quatro jogadores podem jogar juntos. Foto: Mojang/ Divulgação

Gráficos e mapa

Se na jogabilidade faltam elementos do título original, em relação ao visual tudo está presente. O game mantém a estética cúbica e colorida característica do universo. No entanto, as adições nos efeitos de luz, sombra e design fizeram com que tudo ficasse ainda mais chamativo.

No geral, os elementos gráficos são bons. É possível perceber alguns serrilhados nos cenários durante os níveis. No entanto, isso se torna totalmente imperceptível enquanto hordas de inimigos enchem a tela durante os combates. 

Reprodução

Mapa do jogo é diversificado. Foto: Mojang/ Divulgação

O mapa do game é relativamente grande e dá a liberdade para o jogador escolher para qual localidade acessar – obviamente, nem todos os locais estão liberadas de imediato. Novas áreas são desbloqueadas apenas quando as já disponíveis são concluídas.

Além disso, os cenários são bem diversificados em relação aos elementos presentes. Há vilas, masmorras, florestas e outras paisagens que quem jogou 'Minecraft' deve estar familiarizado. Para quem adentrou um nível e está perdido, ainda é possível acionar um pequeno mapa que se sobrepõe à tela e mostra os possíveis caminhos.

Por falar nisso, a presença de rotas alternativas e secretas me surpreendeu. Dificilmente você consegue completar tudo o que uma fase tem a oferecer jogando apenas uma vez. E isso é muito bom, aumenta o fator replay para aqueles que gostam de caçar conquistas e completar todos os desafios que o jogo oferece.

Conclusão

'Minecraft Dungeons' oferece tudo o que os fãs de um bom RPG estilo 'Diablo' gostam: exploração, melhoria de personagem e cenários que podem ser explorados à exaustão. Se você procura diversão descompromissada e alguma dose de desafio, o título com certeza vai garantir horas de diversão. Confesso que foi uma grata surpresa no mês de maio.

Reprodução

Mundo diversificado é uma das características mais marcantes do título. Foto: Mojang/ Divulgação

A Mojang possui um belo jogo em mãos, se souber trabalhar bem com as possibilidades, com certeza terá um game que deve continuar sendo jogado por anos. Como primeiro passo dessa iniciativa, a empresa informa que planeja lançar a primeira DLC do título, chamada 'Jungle Awakens', em julho deste ano.

Além disso, foi prometida uma atualização gratuita que vai permitir que jogadores de diferentes plataformas joguem juntos. O jogo está disponível para Nintendo Switch, PC, PlayStation 4 e Xbox One. Para os assinantes do Game Pass no Xbox e PC, o game também está disponível desde o lançamento.

Para teste, a Microsoft enviou ao Olhar Digital uma cópia do jogo para Xbox One.


Games PC Videogame review playstation 4 xbox one minecraft jogos Nintendo Switch
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você

Resource id #4 em db-02 -> SELECT cnt.pk_id_conteudo, cnt.fk_id_usuario, cnt.fk_id_tipo_conteudo, cnt.fk_id_conteudo_status, cnt.url_fixa, cnt.titulo, cnt.descricao, cnt.texto, cnt.data_criacao, cnt.data_publicacao, cnt.data_expiracao, cnt.pro_carreiras, cnt.pro_industria, cnt.pro_tendencias, cnt.uolmais_id, cnt.uolmais_ativo, cnt.dailymotion_id, cnt.amp_md5, cnt.amp_texto, ntc.pk_id_noticia, ntc.fonte, vid.pk_id_video, pdc.pk_id_podcast, pst.pk_id_post, dwn.pk_id_download, blg.pk_id_blog, cln.pk_id_colunista, cln.nome AS cln_nome, cln.lbl_url AS cln_label, vid.sugestao_editor, vid.caminho_video_normal, vid.caminho_video_wide, vid.caminho_video_wmv, vid.caminho_video_720p, vid.caminho_video_1080p, vid.caminho_youtube, vid.duracao_segundos, vid.link_relacionado, vid.autor, vid.cod_programa, vid.anexo_nome, vid.anexo_descricao, vid.anexo_tamanho, vid.streaming, img1.caminho_arquivo AS img1_url, img1.width AS img1_width, img1.height AS img1_height, img1.titulo AS img1_titulo, img1.descricao AS img1_descricao, img1.autor_copyright AS img1_autor, img1.data AS img1_data, img2.caminho_arquivo AS img2_url, img2.width AS img2_width, img2.height AS img2_height, img2.titulo AS img2_titulo, img2.descricao AS img2_descricao, img2.autor_copyright AS img2_autor, img2.data AS img2_data, img5.caminho_arquivo AS img5_url, img5.width AS img5_width, img5.height AS img5_height, img5.titulo AS img5_titulo, img5.descricao AS img5_descricao, img5.autor_copyright AS img5_autor, img5.data AS img5_data, img7.caminho_arquivo AS img7_url, img7.width AS img7_width, img7.height AS img7_height, img7.titulo AS img7_titulo, img7.descricao AS img7_descricao, img7.autor_copyright AS img7_autor, img7.data AS img7_data, img9.caminho_arquivo AS img9_url, img9.width AS img9_width, img9.height AS img9_height, img9.titulo AS img9_titulo, img9.descricao AS img9_descricao, img9.autor_copyright AS img9_autor, img9.data AS img9_data, img1.caminho_arquivo_4x3 AS img1_4x3_url, img1.caminho_arquivo_9x16 AS img1_9x16_url, img1.caminho_arquivo_16x9 AS img1_16x9_url, img2.caminho_arquivo_4x3 AS img2_4x3_url, img2.caminho_arquivo_9x16 AS img2_9x16_url, img2.caminho_arquivo_16x9 AS img2_16x9_url, img5.caminho_arquivo_4x3 AS img5_4x3_url, img5.caminho_arquivo_9x16 AS img5_9x16_url, img5.caminho_arquivo_16x9 AS img5_16x9_url, img7.caminho_arquivo_4x3 AS img7_4x3_url, img7.caminho_arquivo_9x16 AS img7_9x16_url, img7.caminho_arquivo_16x9 AS img7_16x9_url, img9.caminho_arquivo_4x3 AS img9_4x3_url, img9.caminho_arquivo_9x16 AS img9_9x16_url, img9.caminho_arquivo_16x9 AS img9_16x9_url FROM cms_tbl_conteudo AS cnt IGNORE INDEX (fk_id_conteudo_status,fk_id_tipo_conteudo,data_expiracao,pro_carreiras,pro_industria,pro_tendencias,uolmais_id,dailymotion_id) LEFT JOIN cms_tbl_noticias AS ntc ON ntc.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_videos AS vid ON vid.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_podcasts AS pdc ON pdc.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_posts AS pst ON pst.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_download AS dwn ON dwn.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_blogs_new AS blg ON blg.pk_id_blog=pst.fk_id_blog LEFT JOIN cms_tbl_colunistas AS cln ON cln.pk_id_colunista=blg.fk_id_colunista LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img1 ON img1.pk_id_imagem=ntc.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img2 ON img2.pk_id_imagem=vid.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img5 ON img5.pk_id_imagem=pst.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img7 ON img7.pk_id_imagem=pdc.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img9 ON img9.pk_id_imagem=dwn.fk_id_imagem WHERE cnt.pk_id_conteudo=101794 LIMIT 0, 1 em 0.002

Resource id #4 em db-02 -> SELECT t.pk_id_tag AS id, t.tag AS tag FROM cms_tbl_conteudo_r_tags AS rt INNER JOIN cms_tbl_tags AS t ON t.pk_id_tag=rt.fk_id_tag WHERE rt.fk_id_conteudo=101794 em 0.001

Resource id #4 em db-02 -> SELECT id, assunto, url FROM alog_cnt_assuntos ORDER BY id em 0

Resource id #4 em db-02 -> SELECT r.id_assunto AS aid, r.id_tag AS tid, t.tag AS tag FROM alog_cnt_assuntos_tags AS r INNER JOIN cms_tbl_tags AS t ON t.pk_id_tag=r.id_tag em 0.011

Resource id #32 em db-01 -> SELECT ua.pk_id_usuario AS id_autor, ue.pk_id_usuario AS id_editor, TRIM(CONCAT(ua.nome, " ", ua.sobrenome)) AS autor_nome, ua.email AS autor_email, TRIM(CONCAT(ue.nome, " ", ue.sobrenome)) AS editor_nome, ue.email AS editor_email FROM cms_tbl_historico_relatorio AS h INNER JOIN ( SELECT MAX(pk_id_historico_relatorio) AS hid, fk_id_conteudo AS id_conteudo FROM cms_tbl_historico_relatorio WHERE fk_id_conteudo=101794 AND fk_id_usuario<>0 ) AS t ON t.hid=h.pk_id_historico_relatorio INNER JOIN cms_tbl_conteudo AS c ON c.pk_id_conteudo=t.id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ue ON ue.pk_id_usuario=h.fk_id_usuario LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ua ON ua.pk_id_usuario=c.fk_id_usuario em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> SELECT GET_LOCK("lock_dblst_71_1_10_T0_101794_1_",0) AS locked em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> /*LISTA: LST_MATERIAS_PREV_NEXT*/ SELECT cnt.pk_id_conteudo, cnt.url_fixa, cnt.titulo, cnt.descricao, cnt.texto, cnt.data_publicacao, cnt.fk_id_tipo_conteudo, cnt.fk_id_conteudo_status, cnt.pro_carreiras, cnt.pro_industria, cnt.pro_tendencias, cnt.uolmais_id, cnt.dailymotion_id, p_n.pos AS pos_ap, img1.caminho_arquivo AS img1, img1.caminho_arquivo_4x3 AS img4x3_1, img1.caminho_arquivo_9x16 AS img9x16_1, img1.caminho_arquivo_16x9 AS img16x9_1, img1.titulo AS img1_tit, img1.descricao AS img1_des, img1.autor_copyright AS img1_aut, cnt.uolmais_id AS vid_uolmais_id, cnt.dailymotion_id AS vid_dmotion_id, cnt.uolmais_ativo AS vid_uolmais_ativo, vid.caminho_video_baixa AS vid_cam_normal, vid.caminho_video_720p AS vid_cam_720p, vid.caminho_youtube AS vid_cam_youtube, img2.caminho_arquivo AS img2, img2.caminho_arquivo_4x3 AS img4x3_2, img2.caminho_arquivo_9x16 AS img9x16_2, img2.caminho_arquivo_16x9 AS img16x9_2, img2.titulo AS img2_tit, img2.descricao AS img2_des, img2.autor_copyright AS img2_aut FROM cms_tbl_conteudo AS cnt IGNORE INDEX (fk_id_conteudo_status,fk_id_tipo_conteudo,data_expiracao,pro_carreiras,pro_industria,pro_tendencias,uolmais_id,dailymotion_id) INNER JOIN ( (SELECT pk_id_conteudo AS id, "ant" AS pos FROM cms_tbl_conteudo WHERE pk_id_conteudo<101794 AND fk_id_tipo_conteudo IN (1,2) AND data_publicacao <= UNIX_TIMESTAMP(NOW()) AND fk_id_conteudo_status IN (2,9) ORDER BY id DESC LIMIT 0,1) UNION (SELECT pk_id_conteudo AS id, "prx" AS pos FROM cms_tbl_conteudo WHERE pk_id_conteudo>101794 AND fk_id_tipo_conteudo IN (1,2) AND data_publicacao <= UNIX_TIMESTAMP(NOW()) AND fk_id_conteudo_status IN (2,9) ORDER BY id ASC LIMIT 0,1) ) AS p_n ON p_n.id=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_noticias AS ntc ON ntc.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img1 ON img1.pk_id_imagem=ntc.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_videos AS vid ON vid.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img2 ON img2.pk_id_imagem=vid.fk_id_imagem WHERE cnt.data_publicacao<=UNIX_TIMESTAMP(NOW()) AND cnt.fk_id_conteudo_status=2 AND cnt.fk_id_tipo_conteudo IN (1,2) ORDER BY cnt.data_publicacao DESC, cnt.pk_id_conteudo DESC LIMIT 0,10 em 0.004

Resource id #35 em db-02 -> SELECT rt.fk_id_conteudo AS cid, rt.fk_id_tag AS tid, t.tag AS tag FROM cms_tbl_conteudo_r_tags AS rt INNER JOIN cms_tbl_tags AS t ON t.pk_id_tag=rt.fk_id_tag WHERE rt.fk_id_conteudo IN (101795,101793) em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> SELECT c.pk_id_conteudo AS id_conteudo, ua.pk_id_usuario AS id_autor, ue.pk_id_usuario AS id_editor, TRIM(CONCAT(ua.nome, " ", ua.sobrenome)) AS autor_nome, ua.email AS autor_email, TRIM(CONCAT(ue.nome, " ", ue.sobrenome)) AS editor_nome, ue.email AS editor_email FROM cms_tbl_historico_relatorio AS h INNER JOIN ( SELECT MAX(pk_id_historico_relatorio) AS hid, fk_id_conteudo AS id_conteudo FROM cms_tbl_historico_relatorio WHERE fk_id_conteudo IN (101795,101793) AND fk_id_usuario<>0 GROUP BY fk_id_conteudo ) AS t ON t.hid=h.pk_id_historico_relatorio INNER JOIN cms_tbl_conteudo AS c ON c.pk_id_conteudo=t.id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ue ON ue.pk_id_usuario=h.fk_id_usuario LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ua ON ua.pk_id_usuario=c.fk_id_usuario em 0.002

Resource id #35 em db-02 -> SELECT RELEASE_LOCK("lock_dblst_71_1_10_T0_101794_1_") AS released em 0.004

Resource id #35 em db-02 -> SELECT GET_LOCK("lock_dblst_64_1_20_T0_101794__",0) AS locked em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> /*LISTA: LST_MATERIAS_RELACIONADAS_CMS*/ SELECT cnt.pk_id_conteudo, cnt.url_fixa, cnt.titulo, cnt.descricao, cnt.texto, cnt.data_publicacao, cnt.fk_id_tipo_conteudo, cnt.fk_id_conteudo_status, cnt.pro_carreiras, cnt.pro_industria, cnt.pro_tendencias, cnt.uolmais_id, cnt.dailymotion_id, img1.caminho_arquivo AS img1, img1.caminho_arquivo_4x3 AS img4x3_1, img1.caminho_arquivo_9x16 AS img9x16_1, img1.caminho_arquivo_16x9 AS img16x9_1, img1.titulo AS img1_tit, img1.descricao AS img1_des, img1.autor_copyright AS img1_aut, cnt.uolmais_id AS vid_uolmais_id, cnt.dailymotion_id AS vid_dmotion_id, cnt.uolmais_ativo AS vid_uolmais_ativo, vid.caminho_video_baixa AS vid_cam_normal, vid.caminho_video_720p AS vid_cam_720p, vid.caminho_youtube AS vid_cam_youtube, img2.caminho_arquivo AS img2, img2.caminho_arquivo_4x3 AS img4x3_2, img2.caminho_arquivo_9x16 AS img9x16_2, img2.caminho_arquivo_16x9 AS img16x9_2, img2.titulo AS img2_tit, img2.descricao AS img2_des, img2.autor_copyright AS img2_aut FROM cms_tbl_conteudo AS cnt IGNORE INDEX (fk_id_conteudo_status,fk_id_tipo_conteudo,data_expiracao,pro_carreiras,pro_industria,pro_tendencias,uolmais_id,dailymotion_id) INNER JOIN ( SELECT crel.id_relacionado AS id_conteudo, 9000000000-crel.id AS orderpos FROM cms_tbl_conteudos_relacionados AS crel WHERE fk_id_conteudo=101794 AND tipo='c' AND id_relacionado>0 ) AS rel ON rel.id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_noticias AS ntc ON ntc.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img1 ON img1.pk_id_imagem=ntc.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_videos AS vid ON vid.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img2 ON img2.pk_id_imagem=vid.fk_id_imagem WHERE cnt.data_publicacao<=UNIX_TIMESTAMP(NOW()) AND cnt.fk_id_conteudo_status=2 AND cnt.fk_id_tipo_conteudo IN (1,2) ORDER BY cnt.data_publicacao+rel.orderpos DESC, cnt.pk_id_conteudo DESC LIMIT 0,20 em 0.004

Resource id #35 em db-02 -> SELECT rt.fk_id_conteudo AS cid, rt.fk_id_tag AS tid, t.tag AS tag FROM cms_tbl_conteudo_r_tags AS rt INNER JOIN cms_tbl_tags AS t ON t.pk_id_tag=rt.fk_id_tag WHERE rt.fk_id_conteudo IN (101782,101627,101585,101077,100826,100682) em 0.002

Resource id #35 em db-02 -> SELECT c.pk_id_conteudo AS id_conteudo, ua.pk_id_usuario AS id_autor, ue.pk_id_usuario AS id_editor, TRIM(CONCAT(ua.nome, " ", ua.sobrenome)) AS autor_nome, ua.email AS autor_email, TRIM(CONCAT(ue.nome, " ", ue.sobrenome)) AS editor_nome, ue.email AS editor_email FROM cms_tbl_historico_relatorio AS h INNER JOIN ( SELECT MAX(pk_id_historico_relatorio) AS hid, fk_id_conteudo AS id_conteudo FROM cms_tbl_historico_relatorio WHERE fk_id_conteudo IN (101782,101627,101585,101077,100826,100682) AND fk_id_usuario<>0 GROUP BY fk_id_conteudo ) AS t ON t.hid=h.pk_id_historico_relatorio INNER JOIN cms_tbl_conteudo AS c ON c.pk_id_conteudo=t.id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ue ON ue.pk_id_usuario=h.fk_id_usuario LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ua ON ua.pk_id_usuario=c.fk_id_usuario em 0.002

Resource id #35 em db-02 -> SELECT RELEASE_LOCK("lock_dblst_64_1_20_T0_101794__") AS released em 0.001