Dez séries documentais sobre crimes reais lançadas em 2020

Histórias chocantes, assassinos em série, julgamentos injustos, investigadores incansáveis e enredos mais absurdos do que qualquer obra de ficção: dez séries lançadas este ano para você conferir

Renato Mota 31/07/2020 13h07
Máfia dos Tigres
A A A

Histórias de crimes sempre fascinaram as pessoas. Enquanto cometia seus assassinatos na Londres de 1888, Jack, o Estripador já era um fenômeno nos jornais britânicos. Com a chegada do rádio, da TV, da Internet e, finalmente, das redes sociais, o interesse do público nesse tipo de conteúdo só aumentou.


E as plataformas de streaming enxergaram o potencial disso. A Netflix em particular já criou uma espécie de tradição em produções do gênero, com algumas séries ganhando novos episódios ou temporadas, na medida em que os casos avançam nas investigações. Selecionamos aqui as dez melhores séries criminais feitas este ano pelos serviços de streaming disponíveis no Brasil.

Em Nome de Deus – GloboPlay

O Brasil tem uma longa tradição de programas de TV policialescos e sensacionalistas, mas documentários sobre crimes reais bem produzidos e apurados ainda são poucos. Mas o trabalho que a equipe de reportagem da Globo fez nesta série sobre os crimes do médium João de Deus não deve nada a nenhuma produção estrangeira.

Em seis episódios, "Em Nome de Deus" reúne investigação jornalística e os depoimentos de mulheres que, corajosamente, vieram à público para relatar seus casos de abuso no centro que o médium controlava, na cidade de Abadiânia, em Goiás. A série traz ainda novas denúncias as últimas informações do caso, cobrindo até o início da pandemia de Covid-19.

I'll Be Gone in the Dark - HBO Go

A jornalista investigativa Michelle Macnamara já relatava histórias de crimes reais em seu blog quando conheceu o caso do estuprador em série, e posterior assassino em série, East Area Rapist/ Original Night Stalker. Foi em seu livro, "Eu terei sumido na escuridão", que Macnamara deu ao criminoso o nome pelo qual ele seria conhecido: Golden State Killer.

"I'll Be Gone in the Dark" adapta o livro da jornalista, tanto em sua investigação sobre o caso e relatos de vítimas, policiais e testemunhas, quanto na obsessão de Macnamara em desvendar a identidade do assassino, que passou quase 50 anos sem ser conhecida.

Ted Bundy: Apaixonada por um Assassino - Amazon Prime

Um dos seriais killers mais famosos de todos os tempos, não faltam documentários e filmes sobre Ted Bundy. Assassino de mais de 30 mulheres, Bundy se tornou o foco da mídia nos anos 1970 por fugir do estereótipo de um matador: o homem bonito, jovem e bem articulado que aparecia na TV escondia bem um dos piores criminosos do século XX.

A série da Amazon Prime Video traz uma abordagem diferente. Os detalhes dos crimes e inúmeros depoimentos e entrevistas que Bundy deu ficam para outros documentários. Em "Apaixonada por um Assassino" a voz é das mulheres que foram vítimas do assassino em série, direta ou indiretamente. A principal delas é Elizabeth Kloepfer, a namorada de Bundy durante os meses em que os assassinatos ocorreram, e sua filha Tina, trada como filha pelo criminoso.

Nova York Contra a Máfia – Netflix

Se você é fã da trilogia "O Poderoso Chefão" e dos filmes de máfia do diretor Martin Scorsese,  "Nova York Contra a Máfia" é uma série imperdível. Nas décadas de 1970 e 1980, cinco famílias de mafiosos - Bonanno, Colombo, Gambino, Genovese e Lucchese - exerceram um controle aparentemente sem limites sobre a cidade de Nova York. Nesta série documental detalha a incrível história da investigação e o julgamento dos mais notórios chefões da máfia nova-iorquina.

Por meio de entrevistas com policiais, ex-associados da máfia e outros, "Nova York Contra a Máfia" mostra como o controle exercido pelos mafiosos sobre sindicatos, construtoras e outros setores rendeu bilhões para o crime organizado.

Atlanta's Missing and Murdered: The Lost Children - HBO Go

Com cinco capítulos, esta série explora os assassinatos de 29 crianças afro-americanas ocorridos em Atlanta, Georgia, entre 1979 e 1981. Esse caso é um dos destaques da segunda temporada de outra série, a elogiada "Mindhunter", da Netflix, dirigida por David Fincher.

Então, para não dar muitos spoilers das duas produções, basta dizer que a série detém nas provas e nas dúvidas em torno das acusações contra Wayne Williams, e constrói a história criminal através de entrevistas com familiares das vítimas, detetives e agentes do FBI aposentados que estavam no caso, jornalistas e ativistas da época.

Jeffrey Epstein: Poder e Perversão – Netflix

Poder e dinheiro compraram a liberdade de Jeffrey Epstein, enquanto ele explorava e estuprava mulheres e meninas por várias décadas. Nem mesmo um acordo secreto feito com o governo americano em 2008 para evitar uma provável condenação à prisão perpétua impediu que os abusos continuassem.

"Jeffrey Epstein: Poder e Perversão" mostra relatos das vítimas e seus traumas emocionais, acompanha as investigações e julgamentos, até a condenação em 2019, revelando o esquema internacional de Epstein para tráfico de mulheres em diversos países – e principalmente sua ilha particular. 

A Mente do Assassino: Aaron Hernandez – Netflix

Com um contrato de cinco anos e US$ 40 milhões com o New England Patriots, Aaron Hernandez tinha tudo para deslanchar na NFL e viver rico o resto da vida. Até se envolver no homicídio brutal de Odin Lloyd.

A série da Netflix revela a infância tumultuada e cheia de abusos, o fascínio crescente com as gangues e outros fatos que retratam um turbilhão de motivações por trás de seu comportamento violento. 

O Caso Gabriel Fernandez – Netflix

Dividido em seis partes, esse documentário relata o caso do menino Gabriel Fernandez, de 8 anos, teve uma morte horrível, fruto do abuso prolongado pela mãe e pelo namorado dela. Sua morte, em 2013, fez surgir um movimento em busca de justiça em Los Angeles.

A série revela bastidores do julgamento e investiga os sistemas públicos que fracassaram na missão de proteger Gabriel, a despeito de múltiplos relatos e sinais de alerta.

Condenados pela Mídia – Netflix

Esta série subverte a premissa do fascínio do público e da mídia por casos reais de crimes violentos. "Condenados pela Mídia" reflete sobre alguns dos julgamentos mais dramáticos e memoráveis da história recente e a sua transformação em espetáculos midiáticos.

Como a imprensa ajudou a moldar de diversas maneiras a percepção pública sobre culpa ou inocência – antes, durante e depois de um julgamento? A série debate esse tema com casos de diferentes áreas legais.

Máfia dos Tigres – Netflix

Esta série ficou no fim da lista por um motivo simples: é a mais provável que você tenha visto. "Máfia dos Tigres", que como ficou mais conhecida pelo seu nome em inglês, "Tiger King" foi um fenômeno de mídia. Seus personagens bizarros e enredo absurdo conquistou o público de um modo que a Netflix teve que fazer um episódio extra, atualizando a história toda.

Mas se você não viu, vai aqui a sinopse sem spoilers: a série trata da rivalidade entre excêntricos criadores de grandes felinos nos Estados Unidos. Centralizada em Joe Exotic, acusado de encomendar o assassinato de uma rival.

 


Streaming Netflix Filmes&Series HBO GO amazon prime video globoplay
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você

Resource id #4 em db-02 -> SELECT cnt.pk_id_conteudo, cnt.fk_id_usuario, cnt.fk_id_tipo_conteudo, cnt.fk_id_conteudo_status, cnt.url_fixa, cnt.titulo, cnt.descricao, cnt.texto, cnt.data_criacao, cnt.data_publicacao, cnt.data_expiracao, cnt.pro_carreiras, cnt.pro_industria, cnt.pro_tendencias, cnt.uolmais_id, cnt.uolmais_ativo, cnt.dailymotion_id, cnt.amp_md5, cnt.amp_texto, ntc.pk_id_noticia, ntc.fonte, vid.pk_id_video, pdc.pk_id_podcast, pst.pk_id_post, dwn.pk_id_download, blg.pk_id_blog, cln.pk_id_colunista, cln.nome AS cln_nome, cln.lbl_url AS cln_label, vid.sugestao_editor, vid.caminho_video_normal, vid.caminho_video_wide, vid.caminho_video_wmv, vid.caminho_video_720p, vid.caminho_video_1080p, vid.caminho_youtube, vid.duracao_segundos, vid.link_relacionado, vid.autor, vid.cod_programa, vid.anexo_nome, vid.anexo_descricao, vid.anexo_tamanho, vid.streaming, img1.caminho_arquivo AS img1_url, img1.width AS img1_width, img1.height AS img1_height, img1.titulo AS img1_titulo, img1.descricao AS img1_descricao, img1.autor_copyright AS img1_autor, img1.data AS img1_data, img2.caminho_arquivo AS img2_url, img2.width AS img2_width, img2.height AS img2_height, img2.titulo AS img2_titulo, img2.descricao AS img2_descricao, img2.autor_copyright AS img2_autor, img2.data AS img2_data, img5.caminho_arquivo AS img5_url, img5.width AS img5_width, img5.height AS img5_height, img5.titulo AS img5_titulo, img5.descricao AS img5_descricao, img5.autor_copyright AS img5_autor, img5.data AS img5_data, img7.caminho_arquivo AS img7_url, img7.width AS img7_width, img7.height AS img7_height, img7.titulo AS img7_titulo, img7.descricao AS img7_descricao, img7.autor_copyright AS img7_autor, img7.data AS img7_data, img9.caminho_arquivo AS img9_url, img9.width AS img9_width, img9.height AS img9_height, img9.titulo AS img9_titulo, img9.descricao AS img9_descricao, img9.autor_copyright AS img9_autor, img9.data AS img9_data, img1.caminho_arquivo_4x3 AS img1_4x3_url, img1.caminho_arquivo_9x16 AS img1_9x16_url, img1.caminho_arquivo_16x9 AS img1_16x9_url, img2.caminho_arquivo_4x3 AS img2_4x3_url, img2.caminho_arquivo_9x16 AS img2_9x16_url, img2.caminho_arquivo_16x9 AS img2_16x9_url, img5.caminho_arquivo_4x3 AS img5_4x3_url, img5.caminho_arquivo_9x16 AS img5_9x16_url, img5.caminho_arquivo_16x9 AS img5_16x9_url, img7.caminho_arquivo_4x3 AS img7_4x3_url, img7.caminho_arquivo_9x16 AS img7_9x16_url, img7.caminho_arquivo_16x9 AS img7_16x9_url, img9.caminho_arquivo_4x3 AS img9_4x3_url, img9.caminho_arquivo_9x16 AS img9_9x16_url, img9.caminho_arquivo_16x9 AS img9_16x9_url FROM cms_tbl_conteudo AS cnt IGNORE INDEX (fk_id_conteudo_status,fk_id_tipo_conteudo,data_expiracao,pro_carreiras,pro_industria,pro_tendencias,uolmais_id,dailymotion_id) LEFT JOIN cms_tbl_noticias AS ntc ON ntc.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_videos AS vid ON vid.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_podcasts AS pdc ON pdc.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_posts AS pst ON pst.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_download AS dwn ON dwn.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_blogs_new AS blg ON blg.pk_id_blog=pst.fk_id_blog LEFT JOIN cms_tbl_colunistas AS cln ON cln.pk_id_colunista=blg.fk_id_colunista LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img1 ON img1.pk_id_imagem=ntc.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img2 ON img2.pk_id_imagem=vid.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img5 ON img5.pk_id_imagem=pst.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img7 ON img7.pk_id_imagem=pdc.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img9 ON img9.pk_id_imagem=dwn.fk_id_imagem WHERE cnt.pk_id_conteudo=104419 LIMIT 0, 1 em 0.003

Resource id #4 em db-02 -> SELECT t.pk_id_tag AS id, t.tag AS tag FROM cms_tbl_conteudo_r_tags AS rt INNER JOIN cms_tbl_tags AS t ON t.pk_id_tag=rt.fk_id_tag WHERE rt.fk_id_conteudo=104419 em 0.001

Resource id #4 em db-02 -> SELECT id, assunto, url FROM alog_cnt_assuntos ORDER BY id em 0.001

Resource id #4 em db-02 -> SELECT r.id_assunto AS aid, r.id_tag AS tid, t.tag AS tag FROM alog_cnt_assuntos_tags AS r INNER JOIN cms_tbl_tags AS t ON t.pk_id_tag=r.id_tag em 0.008

Resource id #32 em db-01 -> SELECT ua.pk_id_usuario AS id_autor, ue.pk_id_usuario AS id_editor, TRIM(CONCAT(ua.nome, " ", ua.sobrenome)) AS autor_nome, ua.email AS autor_email, TRIM(CONCAT(ue.nome, " ", ue.sobrenome)) AS editor_nome, ue.email AS editor_email FROM cms_tbl_historico_relatorio AS h INNER JOIN ( SELECT MAX(pk_id_historico_relatorio) AS hid, fk_id_conteudo AS id_conteudo FROM cms_tbl_historico_relatorio WHERE fk_id_conteudo=104419 AND fk_id_usuario<>0 ) AS t ON t.hid=h.pk_id_historico_relatorio INNER JOIN cms_tbl_conteudo AS c ON c.pk_id_conteudo=t.id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ue ON ue.pk_id_usuario=h.fk_id_usuario LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ua ON ua.pk_id_usuario=c.fk_id_usuario em 0.002

Resource id #35 em db-02 -> SELECT GET_LOCK("lock_dblst_71_1_10_T0_104419_1_",0) AS locked em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> /*LISTA: LST_MATERIAS_PREV_NEXT*/ SELECT cnt.pk_id_conteudo, cnt.url_fixa, cnt.titulo, cnt.descricao, cnt.texto, cnt.data_publicacao, cnt.fk_id_tipo_conteudo, cnt.fk_id_conteudo_status, cnt.pro_carreiras, cnt.pro_industria, cnt.pro_tendencias, cnt.uolmais_id, cnt.dailymotion_id, p_n.pos AS pos_ap, img1.caminho_arquivo AS img1, img1.caminho_arquivo_4x3 AS img4x3_1, img1.caminho_arquivo_9x16 AS img9x16_1, img1.caminho_arquivo_16x9 AS img16x9_1, img1.titulo AS img1_tit, img1.descricao AS img1_des, img1.autor_copyright AS img1_aut, cnt.uolmais_id AS vid_uolmais_id, cnt.dailymotion_id AS vid_dmotion_id, cnt.uolmais_ativo AS vid_uolmais_ativo, vid.caminho_video_baixa AS vid_cam_normal, vid.caminho_video_720p AS vid_cam_720p, vid.caminho_youtube AS vid_cam_youtube, img2.caminho_arquivo AS img2, img2.caminho_arquivo_4x3 AS img4x3_2, img2.caminho_arquivo_9x16 AS img9x16_2, img2.caminho_arquivo_16x9 AS img16x9_2, img2.titulo AS img2_tit, img2.descricao AS img2_des, img2.autor_copyright AS img2_aut FROM cms_tbl_conteudo AS cnt IGNORE INDEX (fk_id_conteudo_status,fk_id_tipo_conteudo,data_expiracao,pro_carreiras,pro_industria,pro_tendencias,uolmais_id,dailymotion_id) INNER JOIN ( (SELECT pk_id_conteudo AS id, "ant" AS pos FROM cms_tbl_conteudo WHERE pk_id_conteudo<104419 AND fk_id_tipo_conteudo IN (1,2) AND data_publicacao <= UNIX_TIMESTAMP(NOW()) AND fk_id_conteudo_status IN (2,9) ORDER BY id DESC LIMIT 0,1) UNION (SELECT pk_id_conteudo AS id, "prx" AS pos FROM cms_tbl_conteudo WHERE pk_id_conteudo>104419 AND fk_id_tipo_conteudo IN (1,2) AND data_publicacao <= UNIX_TIMESTAMP(NOW()) AND fk_id_conteudo_status IN (2,9) ORDER BY id ASC LIMIT 0,1) ) AS p_n ON p_n.id=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_noticias AS ntc ON ntc.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img1 ON img1.pk_id_imagem=ntc.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_videos AS vid ON vid.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img2 ON img2.pk_id_imagem=vid.fk_id_imagem WHERE cnt.data_publicacao<=UNIX_TIMESTAMP(NOW()) AND cnt.fk_id_conteudo_status=2 AND cnt.fk_id_tipo_conteudo IN (1,2) ORDER BY cnt.data_publicacao DESC, cnt.pk_id_conteudo DESC LIMIT 0,10 em 0.005

Resource id #35 em db-02 -> SELECT rt.fk_id_conteudo AS cid, rt.fk_id_tag AS tid, t.tag AS tag FROM cms_tbl_conteudo_r_tags AS rt INNER JOIN cms_tbl_tags AS t ON t.pk_id_tag=rt.fk_id_tag WHERE rt.fk_id_conteudo IN (104420,104418) em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> SELECT c.pk_id_conteudo AS id_conteudo, ua.pk_id_usuario AS id_autor, ue.pk_id_usuario AS id_editor, TRIM(CONCAT(ua.nome, " ", ua.sobrenome)) AS autor_nome, ua.email AS autor_email, TRIM(CONCAT(ue.nome, " ", ue.sobrenome)) AS editor_nome, ue.email AS editor_email FROM cms_tbl_historico_relatorio AS h INNER JOIN ( SELECT MAX(pk_id_historico_relatorio) AS hid, fk_id_conteudo AS id_conteudo FROM cms_tbl_historico_relatorio WHERE fk_id_conteudo IN (104420,104418) AND fk_id_usuario<>0 GROUP BY fk_id_conteudo ) AS t ON t.hid=h.pk_id_historico_relatorio INNER JOIN cms_tbl_conteudo AS c ON c.pk_id_conteudo=t.id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ue ON ue.pk_id_usuario=h.fk_id_usuario LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ua ON ua.pk_id_usuario=c.fk_id_usuario em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> SELECT RELEASE_LOCK("lock_dblst_71_1_10_T0_104419_1_") AS released em 0

Resource id #35 em db-02 -> SELECT GET_LOCK("lock_dblst_64_1_20_T0_104419__",0) AS locked em 0

Resource id #35 em db-02 -> /*LISTA: LST_MATERIAS_RELACIONADAS_CMS*/ SELECT cnt.pk_id_conteudo, cnt.url_fixa, cnt.titulo, cnt.descricao, cnt.texto, cnt.data_publicacao, cnt.fk_id_tipo_conteudo, cnt.fk_id_conteudo_status, cnt.pro_carreiras, cnt.pro_industria, cnt.pro_tendencias, cnt.uolmais_id, cnt.dailymotion_id, img1.caminho_arquivo AS img1, img1.caminho_arquivo_4x3 AS img4x3_1, img1.caminho_arquivo_9x16 AS img9x16_1, img1.caminho_arquivo_16x9 AS img16x9_1, img1.titulo AS img1_tit, img1.descricao AS img1_des, img1.autor_copyright AS img1_aut, cnt.uolmais_id AS vid_uolmais_id, cnt.dailymotion_id AS vid_dmotion_id, cnt.uolmais_ativo AS vid_uolmais_ativo, vid.caminho_video_baixa AS vid_cam_normal, vid.caminho_video_720p AS vid_cam_720p, vid.caminho_youtube AS vid_cam_youtube, img2.caminho_arquivo AS img2, img2.caminho_arquivo_4x3 AS img4x3_2, img2.caminho_arquivo_9x16 AS img9x16_2, img2.caminho_arquivo_16x9 AS img16x9_2, img2.titulo AS img2_tit, img2.descricao AS img2_des, img2.autor_copyright AS img2_aut FROM cms_tbl_conteudo AS cnt IGNORE INDEX (fk_id_conteudo_status,fk_id_tipo_conteudo,data_expiracao,pro_carreiras,pro_industria,pro_tendencias,uolmais_id,dailymotion_id) INNER JOIN ( SELECT crel.id_relacionado AS id_conteudo, 9000000000-crel.id AS orderpos FROM cms_tbl_conteudos_relacionados AS crel WHERE fk_id_conteudo=104419 AND tipo='c' AND id_relacionado>0 ) AS rel ON rel.id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_noticias AS ntc ON ntc.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img1 ON img1.pk_id_imagem=ntc.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_videos AS vid ON vid.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img2 ON img2.pk_id_imagem=vid.fk_id_imagem WHERE cnt.data_publicacao<=UNIX_TIMESTAMP(NOW()) AND cnt.fk_id_conteudo_status=2 AND cnt.fk_id_tipo_conteudo IN (1,2) ORDER BY cnt.data_publicacao+rel.orderpos DESC, cnt.pk_id_conteudo DESC LIMIT 0,20 em 0.002

Resource id #35 em db-02 -> SELECT rt.fk_id_conteudo AS cid, rt.fk_id_tag AS tid, t.tag AS tag FROM cms_tbl_conteudo_r_tags AS rt INNER JOIN cms_tbl_tags AS t ON t.pk_id_tag=rt.fk_id_tag WHERE rt.fk_id_conteudo IN (104343,104166,104145,104055) em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> SELECT c.pk_id_conteudo AS id_conteudo, ua.pk_id_usuario AS id_autor, ue.pk_id_usuario AS id_editor, TRIM(CONCAT(ua.nome, " ", ua.sobrenome)) AS autor_nome, ua.email AS autor_email, TRIM(CONCAT(ue.nome, " ", ue.sobrenome)) AS editor_nome, ue.email AS editor_email FROM cms_tbl_historico_relatorio AS h INNER JOIN ( SELECT MAX(pk_id_historico_relatorio) AS hid, fk_id_conteudo AS id_conteudo FROM cms_tbl_historico_relatorio WHERE fk_id_conteudo IN (104343,104166,104145,104055) AND fk_id_usuario<>0 GROUP BY fk_id_conteudo ) AS t ON t.hid=h.pk_id_historico_relatorio INNER JOIN cms_tbl_conteudo AS c ON c.pk_id_conteudo=t.id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ue ON ue.pk_id_usuario=h.fk_id_usuario LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ua ON ua.pk_id_usuario=c.fk_id_usuario em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> SELECT RELEASE_LOCK("lock_dblst_64_1_20_T0_104419__") AS released em 0.001