Review do Zenbook UX434: um notebook ultrafino com duas telas

A Asus inovou bastante no último modelo do Zenbook 14 ao transformar o seu touchpad em uma segunda tela, mas alguns pontos ainda precisam ser melhorados. Confira o que achamos dele!

Alvaro Scola 25/09/2020 16h45
Zenbook UX 434
A A A

No ano passado, a Asus surpreendeu bastante gente quando trouxe de volta ao Brasil a linha Zenbook, que conta com notebooks ultrafinos. Assim, foi lançado por aqui o primeiro modelo do Zenbook 14, que trazia um teclado numérico no touchpad.


Já neste ano, a Asus lançou no Brasil o Zenbook 14 UX434, que apesar de ter um visual bem similar com o modelo mencionado, inova ao transformar o touchpad em uma segunda tela. O Olhar Digital recebeu uma unidade do notebook para testes e te conta a seguir o que achou dele. Confira!

Design, acabamento, tela e som

Assim como outros notebooks do segmento ultrafino, o Zenbook 14 UX434 preza por uma aparência mais simples com poucos detalhes, mas que ao mesmo tempo é bem elegante, sendo que ele está disponível nas cores preta e prata. Assim, em sua tampa, você vê apenas o logo da Asus, que procura refletir a luz para alcançar um efeito "dourado" mais bonito.

Reprodução

O Zenbook 14 UX434 é bem leve e pesa um pouco mais de um quilo, podendo ser facilmente transportado em uma mochila ou usado com apenas uma mão. Ainda assim, devo admitir, achei este notebook um pouco mais pesado que outros notebooks ultrafinos deste ano, mas nada que chegue a causar algum incômodo.

Já ao deixar o Zebook 14 UX434 aberto, o corpo do notebook fica levemente levantado, algo para ajudar os usuários a digitarem com mais conforto e também para ajudar o notebook a se manter resfriado. Essa "inclinação", entretanto, ocorre bem de leve e não cheguei a notar tantos benefícios por conta dela, apesar do produto se mostrar bastante confortável.

Reprodução

Em relação a conexões, nós temos uma surpresa bem agradável por parte da Asus, que procurou ser mais tradicional ao manter mais portas USBs do tipo A ao invés do tipo C, que praticamente são as únicas entradas vistas em outros modelos ultrafinos. São estas as conexões do Zenbook 14 UX434:

  • 1 porta USB tipo A 2.0;
  • 1 porta USB tipo A 3.1;
  • 1 entrada para cartão microSD;
  • 1 entrada para fones de ouvidos;
  • 1 saída HDMI.

Além destas conexões, também vale notar, no kit do Zenbook 14 UX434 está incluso um adaptador para que você possa usar cabos de rede, que deve ser conectado em uma porta USB.

Já o display deste notebook é do tipo LED, tem 14 polegadas e vem com a resolução Full HD. Diferente do Zenbook 14 anterior, a Asus conseguiu melhorar aqui o nível de brilho da tela, que mostra alguns reflexos apenas ocasionalmente. Já do lado negativo, devemos admitir que as cores vistas nele não são muito vivas.

Reprodução

O som do Zenbook 14 UX434 também merece um destaque ao contar com o selo da Harman Kardon. De forma geral, tanto os graves quanto os médios apresentam um bom equilíbrio, sendo que apenas o seu volume poderia ser um pouco mais alto. Mesmo ao deixar o volume no máximo, também vale notar, os falantes do notebook não apresentaram nenhuma distorção, ou seja, A Asus realmente acertou neste ponto.

Teclado e ScreenPad

Logo ao abrir a tampa do Zenbook UX434 é impossível não reparar no tamanho e design um tanto diferenciado do touchpad, que já chama a atenção mesmo ao estar desligado. Isso ocorre, é claro, porque além de ser um touchpad comum para controlar o cursor do mouse, como explicamos acima, ele também funciona como uma segunda tela ou monitor para o notebook.

Reprodução

Já ao ligar o notebook, quando o Windows acaba de ser carregado, você ainda não vê o que seria o seu segundo monitor, mas vê um sistema próprio do ScreenPad, que pode ser bem útil. Assim, a partir de sua tela inicial é possível abrir aplicativos e criar atalhos para os programas que você mais usa no computador.

Outra função interessante do ScreenPad também fica por conta de poder criar "grupos" com alguns programas para serem abertos em um layout pré-definido. Ainda na interface principal do aplicativo, você também tem alguns botões que se assemelham aos vistos em celulares com o Android para alternar entre os apps abertos recentemente e "trocar a janela de monitor".

Reprodução

De forma geral, esse sistema chamado de Screenpad é uma ideia interessante e audaciosa por parte da Asus para oferecer mais produtividade aos seus consumidores sem ocupar espaço com um dispositivo extra. Já em relação a usabilidade, eu preciso admitir que precisei de aproximadamente uma hora até entender todos os comandos, uma vez que o tutorial do sistema é confuso.

Em nossos testes, também é necessário dizer que encontramos alguns bugs bem ocasionais no sistema do Screenpad. Por exemplo, em alguns momentos ele deixou de responder e até chegou a ficar com a janela de um programa "por cima" de sua interface.

Após este período, admito que achei o sistema do ScreenPad bem interessante e útil para, por exemplo, digitar um texto enquanto fazia a consulta na internet ou trocava de músicas no Spotify. Já algo bem incômodo vai para o fato de ser necessário habilitar e desabilitar o touchpad toda hora.

O teclado do Zenbook UX434 segue o padrão ABNT2 e, assim como outros notebooks ultrafinos, conta com teclas do tipo chiclete, que são confortáveis para digitar e oferecem um bom feedback tátil. Já um ponto negativo dele vai para o seu backlight, que apenas ajuda você a enxergar as teclas quando o seu nível está definido para o máximo em ambientes escuros. Em outras situações, este backlight atrapalha a visualização das "letras" das teclas com certa constância.

Reprodução

Performance e autonomia

Assim como foi dito no começo do texto, os notebooks da linha Zenbook da Asus são voltados para quem precisa de portabilidade e uma máquina para realizar atividades mais simples. Desta forma, o Zenbook UX434 traz uma configuração equilibrada. Veja a sua ficha técnica:

  • Processador i7 10510U;
  • 8 GB de memória RAM;
  • SSD PCI-e com 256 GB de espaço de armazenamento;
  • Placa de vídeo Intel UHD Graphics.

De forma geral, com este conjunto, o Zenbook UX434 se sai bem para a maioria das tarefas cotidianas como navegar na internet, escutar música, redigir textos e para assistir a séries e filmes. Apesar de muitos notebooks já estarem contando com 16 GB de memória, este modelo do Zenbook ainda dá conta do recado tranquilamente para rodar diversos programas ao mesmo tempo ou para deixar muitas abas abertas no navegador.

Um ponto positivo do notebook notado por nós também vai para o seu sistema de resfriamento. Mesmo ao usar o notebook por diversas horas consecutivas, em nennhum momento, o Zenbook 14 UX434 chegou a esquentar.

Mesmo oferecendo uma boa performance, um ponto contra que deve ser levado bastante em consideração no Zenbook UX434 é o baixo espaço dele para armazenamento. Nós até entendemos que 256 GB em um SSD seja o suficiente para você manter o sistema instalado e manter alguns arquivos, mas ele pode ser preenchido bem rapidamente, uma vez que apenas o Windows 10 por si só já ocupa praticamente 40 GB.

Já ao contar com uma placa de vídeo da Intel, este notebook apesar de ser capaz de rodar jogos simples, não consegue manter um bom desempenho em títulos mais recentes. Então, mesmo em games mais antigos, para que eles rodem com qualidade, você terá que abrir mão de uma resolução alta e de detalhes gráficos mais avançados.

Em relação a autonomia, apesar de trazer um processador da linha U da Intel, que traz um pouco menos de performance para um baixo consumo, o Zenbook UX434 pode ser usado longe da tomada entre 5 a 6 horas. Já o tempo para fazer uma recarga completa é de pouco mais de duas horas.

Sistema

Na parte do sistema, felizmente, a Asus optou por manter o Windows 10 Home Single Language em sua versão 64 bit com poucos aplicativos pré-instalados. Um deles, por exemplo, acaba sendo o programa responsável por controlar o Screenpad, que não deve ser desinstalado a fim de evitar problemas.

Já os outros são itens bem pequenos como um antivírus em uma versão trial e um equalizador de som, que realmente funcionou bem em nossos testes e pode se provar útil para certas ocasiões.

Preço e disponibilidade

O Zenbook 14 UX434 foi lançado em abril deste ano no Brasil com o preço sugerido de R$ 7.649,00.

Conclusão

O Zenbook 14 UX434 é uma ótima opção de notebook ultra-fino que realmente tenta inovar ao transformar o seu touchpad em uma segunda tela. O aparelho possui um ótimo acabamento e o seu teclado é bem confortável, apesar do backlight atrapalhar em alguns momentos. Para pequenas atividades, o ScreenPad funciona bem e pode até surpreender, mas a sua usabilidade, em alguns momentos, se torna confusa.

Já em relação a performance, esse notebook não decepciona quem precisa de uma máquina rápida para trabalhar com atividades simples ou até mesmo para lazer. Entretanto, o seu baixo espaço de armazenamento é um ponto negativo.


Notebooks Notebooks compactos Asus review reviews zenbook 14
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você

Resource id #4 em db-02 -> SELECT cnt.pk_id_conteudo, cnt.fk_id_usuario, cnt.fk_id_tipo_conteudo, cnt.fk_id_conteudo_status, cnt.url_fixa, cnt.titulo, cnt.descricao, cnt.texto, cnt.data_criacao, cnt.data_publicacao, cnt.data_expiracao, cnt.pro_carreiras, cnt.pro_industria, cnt.pro_tendencias, cnt.uolmais_id, cnt.uolmais_ativo, cnt.dailymotion_id, cnt.amp_md5, cnt.amp_texto, ntc.pk_id_noticia, ntc.fonte, vid.pk_id_video, pdc.pk_id_podcast, pst.pk_id_post, dwn.pk_id_download, blg.pk_id_blog, cln.pk_id_colunista, cln.nome AS cln_nome, cln.lbl_url AS cln_label, vid.sugestao_editor, vid.caminho_video_normal, vid.caminho_video_wide, vid.caminho_video_wmv, vid.caminho_video_720p, vid.caminho_video_1080p, vid.caminho_youtube, vid.duracao_segundos, vid.link_relacionado, vid.autor, vid.cod_programa, vid.anexo_nome, vid.anexo_descricao, vid.anexo_tamanho, vid.streaming, img1.caminho_arquivo AS img1_url, img1.width AS img1_width, img1.height AS img1_height, img1.titulo AS img1_titulo, img1.descricao AS img1_descricao, img1.autor_copyright AS img1_autor, img1.data AS img1_data, img2.caminho_arquivo AS img2_url, img2.width AS img2_width, img2.height AS img2_height, img2.titulo AS img2_titulo, img2.descricao AS img2_descricao, img2.autor_copyright AS img2_autor, img2.data AS img2_data, img5.caminho_arquivo AS img5_url, img5.width AS img5_width, img5.height AS img5_height, img5.titulo AS img5_titulo, img5.descricao AS img5_descricao, img5.autor_copyright AS img5_autor, img5.data AS img5_data, img7.caminho_arquivo AS img7_url, img7.width AS img7_width, img7.height AS img7_height, img7.titulo AS img7_titulo, img7.descricao AS img7_descricao, img7.autor_copyright AS img7_autor, img7.data AS img7_data, img9.caminho_arquivo AS img9_url, img9.width AS img9_width, img9.height AS img9_height, img9.titulo AS img9_titulo, img9.descricao AS img9_descricao, img9.autor_copyright AS img9_autor, img9.data AS img9_data, img1.caminho_arquivo_4x3 AS img1_4x3_url, img1.caminho_arquivo_9x16 AS img1_9x16_url, img1.caminho_arquivo_16x9 AS img1_16x9_url, img2.caminho_arquivo_4x3 AS img2_4x3_url, img2.caminho_arquivo_9x16 AS img2_9x16_url, img2.caminho_arquivo_16x9 AS img2_16x9_url, img5.caminho_arquivo_4x3 AS img5_4x3_url, img5.caminho_arquivo_9x16 AS img5_9x16_url, img5.caminho_arquivo_16x9 AS img5_16x9_url, img7.caminho_arquivo_4x3 AS img7_4x3_url, img7.caminho_arquivo_9x16 AS img7_9x16_url, img7.caminho_arquivo_16x9 AS img7_16x9_url, img9.caminho_arquivo_4x3 AS img9_4x3_url, img9.caminho_arquivo_9x16 AS img9_9x16_url, img9.caminho_arquivo_16x9 AS img9_16x9_url FROM cms_tbl_conteudo AS cnt IGNORE INDEX (fk_id_conteudo_status,fk_id_tipo_conteudo,data_expiracao,pro_carreiras,pro_industria,pro_tendencias,uolmais_id,dailymotion_id) LEFT JOIN cms_tbl_noticias AS ntc ON ntc.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_videos AS vid ON vid.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_podcasts AS pdc ON pdc.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_posts AS pst ON pst.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_download AS dwn ON dwn.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_blogs_new AS blg ON blg.pk_id_blog=pst.fk_id_blog LEFT JOIN cms_tbl_colunistas AS cln ON cln.pk_id_colunista=blg.fk_id_colunista LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img1 ON img1.pk_id_imagem=ntc.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img2 ON img2.pk_id_imagem=vid.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img5 ON img5.pk_id_imagem=pst.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img7 ON img7.pk_id_imagem=pdc.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img9 ON img9.pk_id_imagem=dwn.fk_id_imagem WHERE cnt.pk_id_conteudo=107714 LIMIT 0, 1 em 0.002

Resource id #4 em db-02 -> SELECT t.pk_id_tag AS id, t.tag AS tag FROM cms_tbl_conteudo_r_tags AS rt INNER JOIN cms_tbl_tags AS t ON t.pk_id_tag=rt.fk_id_tag WHERE rt.fk_id_conteudo=107714 em 0.001

Resource id #4 em db-02 -> SELECT id, assunto, url FROM alog_cnt_assuntos ORDER BY id em 0.001

Resource id #4 em db-02 -> SELECT r.id_assunto AS aid, r.id_tag AS tid, t.tag AS tag FROM alog_cnt_assuntos_tags AS r INNER JOIN cms_tbl_tags AS t ON t.pk_id_tag=r.id_tag em 0.008

Resource id #31 em db-01 -> SELECT ua.pk_id_usuario AS id_autor, ue.pk_id_usuario AS id_editor, TRIM(CONCAT(ua.nome, " ", ua.sobrenome)) AS autor_nome, ua.email AS autor_email, TRIM(CONCAT(ue.nome, " ", ue.sobrenome)) AS editor_nome, ue.email AS editor_email FROM cms_tbl_historico_relatorio AS h INNER JOIN ( SELECT MAX(pk_id_historico_relatorio) AS hid, fk_id_conteudo AS id_conteudo FROM cms_tbl_historico_relatorio WHERE fk_id_conteudo=107714 AND fk_id_usuario<>0 ) AS t ON t.hid=h.pk_id_historico_relatorio INNER JOIN cms_tbl_conteudo AS c ON c.pk_id_conteudo=t.id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ue ON ue.pk_id_usuario=h.fk_id_usuario LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ua ON ua.pk_id_usuario=c.fk_id_usuario em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> SELECT GET_LOCK("lock_dblst_71_1_10_T0_107714_1_",0) AS locked em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> /*LISTA: LST_MATERIAS_PREV_NEXT*/ SELECT cnt.pk_id_conteudo, cnt.url_fixa, cnt.titulo, cnt.descricao, cnt.texto, cnt.data_publicacao, cnt.fk_id_tipo_conteudo, cnt.fk_id_conteudo_status, cnt.pro_carreiras, cnt.pro_industria, cnt.pro_tendencias, cnt.uolmais_id, cnt.dailymotion_id, p_n.pos AS pos_ap, img1.caminho_arquivo AS img1, img1.caminho_arquivo_4x3 AS img4x3_1, img1.caminho_arquivo_9x16 AS img9x16_1, img1.caminho_arquivo_16x9 AS img16x9_1, img1.titulo AS img1_tit, img1.descricao AS img1_des, img1.autor_copyright AS img1_aut, cnt.uolmais_id AS vid_uolmais_id, cnt.dailymotion_id AS vid_dmotion_id, cnt.uolmais_ativo AS vid_uolmais_ativo, vid.caminho_video_baixa AS vid_cam_normal, vid.caminho_video_720p AS vid_cam_720p, vid.caminho_youtube AS vid_cam_youtube, img2.caminho_arquivo AS img2, img2.caminho_arquivo_4x3 AS img4x3_2, img2.caminho_arquivo_9x16 AS img9x16_2, img2.caminho_arquivo_16x9 AS img16x9_2, img2.titulo AS img2_tit, img2.descricao AS img2_des, img2.autor_copyright AS img2_aut FROM cms_tbl_conteudo AS cnt IGNORE INDEX (fk_id_conteudo_status,fk_id_tipo_conteudo,data_expiracao,pro_carreiras,pro_industria,pro_tendencias,uolmais_id,dailymotion_id) INNER JOIN ( (SELECT pk_id_conteudo AS id, "ant" AS pos FROM cms_tbl_conteudo WHERE pk_id_conteudo<107714 AND fk_id_tipo_conteudo IN (1,2) AND data_publicacao <= UNIX_TIMESTAMP(NOW()) AND fk_id_conteudo_status IN (2,9) ORDER BY id DESC LIMIT 0,1) UNION (SELECT pk_id_conteudo AS id, "prx" AS pos FROM cms_tbl_conteudo WHERE pk_id_conteudo>107714 AND fk_id_tipo_conteudo IN (1,2) AND data_publicacao <= UNIX_TIMESTAMP(NOW()) AND fk_id_conteudo_status IN (2,9) ORDER BY id ASC LIMIT 0,1) ) AS p_n ON p_n.id=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_noticias AS ntc ON ntc.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img1 ON img1.pk_id_imagem=ntc.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_videos AS vid ON vid.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img2 ON img2.pk_id_imagem=vid.fk_id_imagem WHERE cnt.data_publicacao<=UNIX_TIMESTAMP(NOW()) AND cnt.fk_id_conteudo_status=2 AND cnt.fk_id_tipo_conteudo IN (1,2) ORDER BY cnt.data_publicacao DESC, cnt.pk_id_conteudo DESC LIMIT 0,10 em 0.003

Resource id #35 em db-02 -> SELECT rt.fk_id_conteudo AS cid, rt.fk_id_tag AS tid, t.tag AS tag FROM cms_tbl_conteudo_r_tags AS rt INNER JOIN cms_tbl_tags AS t ON t.pk_id_tag=rt.fk_id_tag WHERE rt.fk_id_conteudo IN (107713,107715) em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> SELECT c.pk_id_conteudo AS id_conteudo, ua.pk_id_usuario AS id_autor, ue.pk_id_usuario AS id_editor, TRIM(CONCAT(ua.nome, " ", ua.sobrenome)) AS autor_nome, ua.email AS autor_email, TRIM(CONCAT(ue.nome, " ", ue.sobrenome)) AS editor_nome, ue.email AS editor_email FROM cms_tbl_historico_relatorio AS h INNER JOIN ( SELECT MAX(pk_id_historico_relatorio) AS hid, fk_id_conteudo AS id_conteudo FROM cms_tbl_historico_relatorio WHERE fk_id_conteudo IN (107713,107715) AND fk_id_usuario<>0 GROUP BY fk_id_conteudo ) AS t ON t.hid=h.pk_id_historico_relatorio INNER JOIN cms_tbl_conteudo AS c ON c.pk_id_conteudo=t.id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ue ON ue.pk_id_usuario=h.fk_id_usuario LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ua ON ua.pk_id_usuario=c.fk_id_usuario em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> SELECT RELEASE_LOCK("lock_dblst_71_1_10_T0_107714_1_") AS released em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> SELECT GET_LOCK("lock_dblst_64_1_20_T0_107714__",0) AS locked em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> /*LISTA: LST_MATERIAS_RELACIONADAS_CMS*/ SELECT cnt.pk_id_conteudo, cnt.url_fixa, cnt.titulo, cnt.descricao, cnt.texto, cnt.data_publicacao, cnt.fk_id_tipo_conteudo, cnt.fk_id_conteudo_status, cnt.pro_carreiras, cnt.pro_industria, cnt.pro_tendencias, cnt.uolmais_id, cnt.dailymotion_id, img1.caminho_arquivo AS img1, img1.caminho_arquivo_4x3 AS img4x3_1, img1.caminho_arquivo_9x16 AS img9x16_1, img1.caminho_arquivo_16x9 AS img16x9_1, img1.titulo AS img1_tit, img1.descricao AS img1_des, img1.autor_copyright AS img1_aut, cnt.uolmais_id AS vid_uolmais_id, cnt.dailymotion_id AS vid_dmotion_id, cnt.uolmais_ativo AS vid_uolmais_ativo, vid.caminho_video_baixa AS vid_cam_normal, vid.caminho_video_720p AS vid_cam_720p, vid.caminho_youtube AS vid_cam_youtube, img2.caminho_arquivo AS img2, img2.caminho_arquivo_4x3 AS img4x3_2, img2.caminho_arquivo_9x16 AS img9x16_2, img2.caminho_arquivo_16x9 AS img16x9_2, img2.titulo AS img2_tit, img2.descricao AS img2_des, img2.autor_copyright AS img2_aut FROM cms_tbl_conteudo AS cnt IGNORE INDEX (fk_id_conteudo_status,fk_id_tipo_conteudo,data_expiracao,pro_carreiras,pro_industria,pro_tendencias,uolmais_id,dailymotion_id) INNER JOIN ( SELECT crel.id_relacionado AS id_conteudo, 9000000000-crel.id AS orderpos FROM cms_tbl_conteudos_relacionados AS crel WHERE fk_id_conteudo=107714 AND tipo='c' AND id_relacionado>0 ) AS rel ON rel.id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_noticias AS ntc ON ntc.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img1 ON img1.pk_id_imagem=ntc.fk_id_imagem LEFT JOIN cms_tbl_videos AS vid ON vid.fk_id_conteudo=cnt.pk_id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_imagens AS img2 ON img2.pk_id_imagem=vid.fk_id_imagem WHERE cnt.data_publicacao<=UNIX_TIMESTAMP(NOW()) AND cnt.fk_id_conteudo_status=2 AND cnt.fk_id_tipo_conteudo IN (1,2) ORDER BY cnt.data_publicacao+rel.orderpos DESC, cnt.pk_id_conteudo DESC LIMIT 0,20 em 0.002

Resource id #35 em db-02 -> SELECT rt.fk_id_conteudo AS cid, rt.fk_id_tag AS tid, t.tag AS tag FROM cms_tbl_conteudo_r_tags AS rt INNER JOIN cms_tbl_tags AS t ON t.pk_id_tag=rt.fk_id_tag WHERE rt.fk_id_conteudo IN (107039,105851,102302,95064) em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> SELECT c.pk_id_conteudo AS id_conteudo, ua.pk_id_usuario AS id_autor, ue.pk_id_usuario AS id_editor, TRIM(CONCAT(ua.nome, " ", ua.sobrenome)) AS autor_nome, ua.email AS autor_email, TRIM(CONCAT(ue.nome, " ", ue.sobrenome)) AS editor_nome, ue.email AS editor_email FROM cms_tbl_historico_relatorio AS h INNER JOIN ( SELECT MAX(pk_id_historico_relatorio) AS hid, fk_id_conteudo AS id_conteudo FROM cms_tbl_historico_relatorio WHERE fk_id_conteudo IN (107039,105851,102302,95064) AND fk_id_usuario<>0 GROUP BY fk_id_conteudo ) AS t ON t.hid=h.pk_id_historico_relatorio INNER JOIN cms_tbl_conteudo AS c ON c.pk_id_conteudo=t.id_conteudo LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ue ON ue.pk_id_usuario=h.fk_id_usuario LEFT JOIN cms_tbl_usuarios AS ua ON ua.pk_id_usuario=c.fk_id_usuario em 0.001

Resource id #35 em db-02 -> SELECT RELEASE_LOCK("lock_dblst_64_1_20_T0_107714__") AS released em 0